Hnefatafl
Hnefatafl usa somente 3 peças diferentes o Rei, o Guarda costa do Rei e o soldado inimgo.
o Rei e guarda costa do rei vem com acabamento prata velho.
O soldado Inimgo vem com acabmento prata polido
Hnefatafl ou Tafl é o nome genérico de uma família de jogos de tabuleiro antigos de origem germânica e celta, jogados em tabuleiro enxadrezado ou gradeado com duas equipes com forças desiguais.
Antigo jogo Nórdico, Hnefatafl (ou hneftafl) [Nhev-eh-HTA-full] significa "rei do conselho". Antes da introdução do Xadrez nos séculos XI e XII, os Escandinavos estimulavam seus raciocínios estratégicos com um jogo conhecido como Tafl. Tafl, no idioma Nórdico antigo, significa "mesa" e, até o final do séc XII era usado para chamar uma grande variedade de jogos de tabuleiro. Os defensores Reais devem conduzir o Rei até um dos 4 refúgios, nos cantos e os mercenários devem imobilizá-lo.
Talf
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Regras do Jogo
Há variações do jogo, que foram encontradas em diversos países europeus, que podemos atribuir o fato ás invasões nórdicas.
O jogo foi levado pelos Vikings para a Groelândia, Islândia, Irlanda, Inglaterra, País de Gales, e no extremo oriente europeu, como a Ucrânia.
Percebam como esse jogo traz já na história de sua origem, uma bagagem cultural grande. E isso é muito sedutor. Um jogo com mais de 1500 anos… jogados por vikings, que se sentiam ociosos, enquanto navegavam em busca de pilhagens nas costas inglesas. É realmente muito empolgante.
O jogo é composto por:
– 01 (um) tabuleiro de 11 x 11 casas com algumas posições marcadas com desenhos distintos, conforme a foto.
– 01 Rei e seus 12 Soldados
– 24 Mercenários
Objetivo
Diferente do xadrez, cujo objetivo é igual para ambos os jogadores, aqui há objetivos diferente para cada jogador.
O jogador que optar por ser o defensor do Rei, deverá conduzir o monarca em segurança até um dos 04 refúgios nos canos do tabuleiro, marcado com desenho abaixo.
Já o jogador que estiver controlando os mercenários, vence se conseguir imobilizar o Rei, não deixando espaço para ele andar. Ou seja, flanqueá-lo por todos os 04 lados.
Percebam que o Hnefatafl, simula um ataque viking dentro de uma batalha. Os atacantes estão situados ao longo dos quatro cantos, cada um representando um navio.
Já o Rei e seus defensores estão localizados no centro do tabuleiro.
Só a disposição do tabuleiro preparado para a partida, já nos remonta às antigas incursões viking ao continente em busca de pilhagem.
Movimentação
Os jogadores decidem que começa a partida. Os movimentos são alternados entre os jogadores. Cada jogador movimenta apenas uma peça na sua vez.
Todas as peças, inclusive o Rei, andam em linha reta, na horizontal ou na vertical, mas nunca na diagonal. O movimento de todas as peças é idêntico ao movimento da Torre no xadrez.
Casas proibidas
Apenas o Rei pode ocupar a casa central, ou as 04 casas nos cantos do tabuleiro. Nenhuma outra peça poderá ocupar estas casas além do Rei.
Captura
Há dois modos para capturar uma peça inimiga. Um soldado ou mercenário é capturado, e removido do tabuleiro, quando:
1- É cercado por duas peças do adversário, que ocupam as duas casas adjacentes em uma linha ou coluna, flanqueando a peça do oponente.
2- É encurralado entre uma peça do adversário e o Trono (casa central) ou entre uma peça do adversário e o Refúgio (uma das casas nos cantos do tabuleiro).
O Rei pode participar de uma captura como se fosse um soldado.
Um soldado ou mercenário pode se deslocar, com segurança, para uma casa vazia entre duas peças inimigas. Nesta situação não será capturado.
O Rei é capturado se todas as quatro casas adjacentes em volta dele são ocupadas por mercenários ou quando é cercado pelo inimigo por três lados, sendo o quarto lado, a casa central (trono).
Quem vence?
Quando o Rei é capturado, o jogo acaba e os mercenários vencem.
Quando o Rei chega até um dos refúgios os soldados ganham o jogo.
Avisos
Quando há um caminho livre para o rei chegar até um dos refúgios, o jogador tem que avisar o seu adversário dizendo “Raichi!” o que equivale a dizer “xeque” no xadrez. Quando houver duas rotas livres o jogador deve dizer “Tuichi!”. Isto equivale a “xeque-mate”, pois é impossível para o adversário bloquear dois caminhos na mesa jogada.
O Atacante tem que avisar o defensor, se o seu Rei puder ser capturado no próximo movimento.
Conclusões
O jogo é fenomenal. É preciso estar atento a cada jogada. Confesso que ganhar dos Soldados é bem complicado.
Acredito que o Rei tem uma boa vantagem para atingir os refúgios. Mas se você se propuser a montar uma estratégia para bloquear os refúgios, a batalha fica extremamente interessante. Passei um fim de semana inteiro jogando partidas, após partidas.
regras https://drunkwookieblog.wordpress.com/2014/01/31/hnefatafl/